Pele Perfeita
- Aline Iglesias
- 9 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Será que existe mesmo pele perfeita? E como posso atingir meu objetivo?

O desejo de melhorar a pele é um pedido extremamente comum entre os pacientes que me procuram, pois além de melhorar a auto-estima, a aparência e a qualidade da pele também podem influenciar a forma como somos percebidos pelo mundo.
A pele é um órgão do corpo, inclusive é considerado o maior órgão do corpo humano. Por isso, nós médicos dermatologistas, nos dedicamos a estuda-lo de forma profunda durante a nossa formação.
Mas afinal, como definir e traduzir em palavras o conceito de pele perfeita?
Ultimamente estamos ouvindo muito o conceito de Skin Quality, termo em que tentam descrever alguns indicadores que podem influenciar na qualidade da pele, e consequentemente sua aparência. Afinal, uma pele saudável será consequentemente uma pele mais bonita!
E quais são esses indicadores?
Textura da pele: poros, apergaminhamento da pele (fina e enrugada), rugas e linhas finas, cicatrizes, pelos e asperezas. Vale lembrar que todos nós possuímos poros! Ele é uma característica anatômica, que corresponde a abertura dos folículos pilossebáceos na pele. Em algumas pessoas eles estão mais dilatados, por excesso de oleosidade, ou dano causado pela exposição ao Sol (foto envelhecimento).
Tonalidade: manchas e vermelhidão.
Firmeza: elasticidade, tensão, flacidez e espessura cutânea.
Glow: esse ficou famoso nos últimos anos, afinal quem não quer aquele glow? Está relacionado com radiância, brilho/luminosidade, traduzindo: uma pele bem hidratada e com controle de oleosidade.
Assim, não acredito em uma definição única e absoluta de pele perfeita, mas acredito que conseguimos sim atingir uma pele perfeita de acordo para cada paciente, e em cada fase da sua vida!
Vale lembrar da importância dos cuidados diários, assim como você não ganha um percentual x de massa magra na academia em 1 dia, 1 semana ou 1 mês, o mesmo vale para pele. É um trabalho de construção, rotina e persistência, sempre com orientação médica de quais ativos, e quais produtos utilizar em cada fase e etapa do tratamento.
Hoje em dia, com o avanço da medicina estética temos diversos procedimentos dermatológicos que em combinação com os tratamentos tópicos personalizados, potencializam os resultados, permitindo que você atinja seus objetivos de maneira mais rápida e eficaz.
E aí, ficaram outras dúvidas?
Dra. Aline Iglesias Médica Dermatologista, Sócia Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos - Hospital Israelita Albert Einstein CRM: 169885 RQE: 89175
Comments