Não Gaste Fortunas em Produtos: Entenda a Importância da Avaliação Dermatológica no Combate à Queda de Cabelo.
- Aline Iglesias
- 2 de fev.
- 2 min de leitura
Você já se pegou investindo em dezenas de produtos para tratar sua queda de cabelo, e mesmo assim não viu resultado?

Se a resposta para a pergunta acima foi sim, saiba que muitas vezes o problema não está na quantidade de produtos, e nem mesmo na qualidade dos produtos utilizados, mas sim na falta de um diagnóstico preciso.
Quando você percebe uma queda acentuada, redução de volume ou até mesmo áreas de falhas no couro cabeludo, o primeiro passo deve ser sempre buscar a orientação de um dermatologista.
Por que gastar com produtos pode não ser a solução?
O mercado está repleto de shampoos, tônicos e suplementos que prometem milagres. No entanto, cada pessoa possui uma condição única, e o que funciona para um, pode não ter efeito em outro. Sem uma avaliação clínica completa, fica difícil identificar as verdadeiras causas do problema – que podem variar desde questões hormonais e genéticas, algumas doenças sistêmicas, doenças do próprio couro cabeludo, até mesmo fatores nutricionais e deficiências vitamínicas.
A importância do exame tricoscópico e dos exames laboratoriais
Durante a consulta com o Médico Dermatologista, você passa por um exame tricoscópico, que permite uma análise detalhada do couro cabeludo e dos fios de cabelo. Esse exame, aliado a uma avaliação clínica e aos exames laboratoriais, possibilita identificar a causa da queda. Com essas informações, é possível traçar um plano de tratamento específico e eficaz, direcionado às suas necessidades individuais.
Não deixe a queda de cabelo se agravar
Perder cabelo pode ser um sinal de que algo não está funcionando bem no seu organismo. Por isso, se você notar qualquer mudança – agende uma consulta o quanto antes. Um diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para evitar que o problema se agrave.
Existem algumas causas de queda de cabelo que classificamos como alopecias cicatriciais, ou seja, os fios que foram perdidos não conseguimos mais recuperar.
Por isso tempo = cabelo, quanto antes você tiver um diagnóstico e iniciar o seu tratamento, mais fios conseguimos salvar!
Conclusão
Investir em um diagnóstico especializado é a melhor estratégia para tratar a queda de cabelo de forma eficaz. Em vez de gastar fortunas em produtos que prometem resultados milagrosos, procure um médico dermatologista que possa avaliar o seu caso de maneira completa e indicar o tratamento mais indicado para o seu caso.
Dra. Aline Iglesias
Médica Dermatologista, Sócia Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos - Hospital Israelita Albert Einstein
CRM: 169885 RQE: 89175
Comments